quarta-feira, 28 de março de 2012

PROJETO QUER PRIORIZAR ATENDIMENTO DE MULHERES E CRIANÇAS NAS UNIDADES DE SAÚDE

 O projeto “Rede de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança Colatinense”, promovido pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde, foi apresentado na manhã desta quarta-feira (08) no auditoria do Sanear pelo prefeito de Colatina, Leonardo Deptulski e pelo secretário de Saúde, Marco Canni.
O objetivo da Rede é o melhoramento no atendimento à mulher e à criança, concentrando nas Unidades Básicas de Saúde a maior parte dos atendimentos a estes grupos. A proposta envolve ações de humanização e qualidade no atendimento, levando aos usuário do SUS os serviços essências de saúde de forma mais direta e rápida.
Com a implantação do projeto, a Secretaria de Saúde espera reorganizar os atendimentos de acordo com a hierarquia estabelecida pelo SUS, onde a primeira abordagem aos usuários deve ser nas Unidades de Saúde.
Segundo o prefeito, Leonardo Deptulski, “a rede vai aprimorar os atendimentos e oferecer aos usuários os serviços de forma organizada e humanitária, passando desde o agente de saúde até os serviços especializados” destacou.
O secretário de Saúde, Marco Canni, reiterou afirmando que essas ações visam dar direção aos pacientes no momento do atendimento. Ele espera que as equipes do programa Estratégia Saúde da Família sejam os principais interlocutores no atendimento a mulheres e crianças.
A partir de agora a maioria dos serviços voltados para a atenção à mulher e à criança estarão mais próximos dos pacientes. Já os serviços especializados, como mamografias, pré-natal de alto risco, ultrassonografias, entre outros continuam sendo regulados pelo Programa de Saúde da Mulher que fica no Centro, ao lado da Policlínica.
Após a apresentação da Rede aconteceu a abertura da capacitação do Pré Natal de Risco Habitual, para os profissionais de saúde da rede municipal. Ao longo do ano outras capacitações irão ocorrer com o objetivo de aperfeiçoar a Rede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário