quarta-feira, 30 de maio de 2012

INTEGRANDO GÊNERO, SEXUALIDADE, REPRODUÇÃO E SAÚDE: CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE NO BRASIL



É com imenso prazer que o Grupo Temático Gênero e Saúde da Associação Brasileira de Pós Graduação em Saúde Coletiva-ABRASCO lança esta edição da conceituada revista Reproductive Health Matters-RHM.
Desde a sua criação, em 1993, a RHM caracteriza-se como um importante veículo de informações e idéias sobre temas de saúde sexual e reprodutiva, num sentido amplo e com uma perspectiva feminista. Publicada originalmente em inglês, desde 2002 seus editores vêm fazendo um esforço para torná-la acessível a pesquisadores, profissionais e ativistas pelos direitos sexuais e reprodutivos que outros idiomas. Hoje, a RHM já é editada em chinês, hindu, árabe e espanhol e agora também para leitores de língua portuguesa.
1

Questões de Saúde Reprodutiva
Vol.1 – no.1 – agosto/2006
Sexualidade e Reprodução:
Ações e Serviços de Saúde

O GT Gênero e Saúde, responsável por esta edição, foi criado em 1995 durante o III Congresso Brasileiro de Epidemiologia, em Salvador, com a finalidade de ampliar e consolidar o ensino e a produção do conhecimento sobre gênero e saúde na área de Saúde Coletiva, atuando junto à direção da ABRASCO. Ao longo desses anos, o GT tem buscado fortalecer os vínculos e a interlocução entre a universidade, os serviços de saúde e os movimentos sociais, particularmente o de mulheres, visando tornar o conhecimento acadêmico cada vez mais útil e acessível, contribuir para a incorporação da perspectiva de gênero na compreensão do processo saúde-doença, e na assistência e na pesquisa em saúde, e também a ampliar o debate sobre desigualdades sociais em saúde.
Neste sentido, publicação da RHM em português é significativa para a disseminação de um conhecimento técnico-político de qualidade e para o aprofundamento do debate sobre saúde sexual e reprodutiva no Brasil e em outros países.
Para esta edição, foram selecionados artigos publicados em distintos números da revista considerando a experiência brasileira que, desde a formulação do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher – PAISM –, busca integrar questões de gênero, saúde, sexualidade e reprodução no âmbito dos serviços, na produção acadêmica e na formação de recursos humanos para a saúde. Assim, a escolha dos artigos desta Questões de Saúde Reprodutiva foi norteada pelo interesse em privilegiar trabalhos que de alguma forma apontem para essa integração, dentro de suas múltiplas e distintas possibilidades. A diversidade de público que a ABRASCO congrega e que acessa as suas publicações foi também um aspecto levado em conta.

Fonte: http://www.mulheres.org.br/revistarhm/revista_rhm1/index.php


Nenhum comentário:

Postar um comentário