quarta-feira, 30 de maio de 2012

SAÚDE DA MULHER NEGRA E DA POPULAÇÃO NEGRA


O racismo ainda norteia uma série de comportamentos e práticas sociais e institucionais. No campo da saúde não é diferente: a variável raça/cor define desde as condições gerais de vida de uma determinada população – a partir das quais se pode estimar qual o grau de vulnerabilidade e a que tipo de riscos à saúde este grupo está exposto – até a qualidade do tratamento oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O Programa Saúde da Mulher Negra e da População Negra, além da elaboração de projetos de promoção e defesa do direito a saúde e equidade, consiste no desenvolvimento de ações voltadas para incidência em políticas públicas neste campo através da mobilização de diferentes atores e grupos sociais em torno do reconhecimento e politização das demandas da população negra; da produção e aplicação de conhecimentos para a defesa do direito a saúde; da participação e controle social; e da produção e difusão de informações sobre a temática.
Eles executam várias ações no campo da saúde da mulher, visando colocar em prática programas e projetos que contemplem as demandas e especificidades das mulheres negras.

Para visualizar essas ações acessem o site: http://www.criola.org.br/atuacao_saude.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário